CONCLUINTES DE ECONOMIA PARTICIPARÃO DO ENADE 2018

A Profª Eliane Abreu, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, comunica os procedimentos básicos para inscrição dos alunos concluintes no exame de avaliação do ENADE.

Como é do conhecimento de todos  o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma ferramenta criada pelo MEC para avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do diploma. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

A área de Ciências Econômicas integra as áreas a serem avaliadas em 2018. Segundo a Portaria nº 501 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) o grupo de alunos concluintes é formado pelos discentes com previsão de término até 2019.1.

Para os alunos inscritos como concluintes, que farão a prova e responderão ao questionário,  são relevantes as seguintes observações:

1ª) O período de inscrição se encerrou no dia 12/08/2018, mas até o dia 31.08.2018 o sistema do INEP estará aberto para alterações. As mudanças poderão ser feitas em função dos seguintes aspectos:

1. Alunos que vão concluir o Curso até o final do mês – como o sistema do INEP não permite inscrever concluintes de 2018.1 estes discentes serão excluídos da lista e poderão colar grau em novembro;
  2. Alunos que em função das reprovações no semestre letivo corrente deixem de figurar como possíveis concluintes até 2019.1.

2º) Cadastramento dos alunos – 14/08 a 21/11/2018

A instituição inscreve o discente, mas o mesmo precisa entrar no site do INEP para preencher dados pessoais tais como: endereço, contato, dentre outros.  Passos a serem seguidos:

• Acessar o endereço: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index ;
  • Entrar no primeiro acesso estudante;
  • Preencher: CPF,data de nascimento, endereço de e-mail
  • O INEP vai enviar uma senha provisória
  • Entre no mesmo endereço e solicite autenticação no Enade – PERMITE ALTERAR A SENHA.

O INEP UTILIZARÁ OS DADOS INFORMADOS PARA CONTACTAR OS DISCENTES

3º) Solicitação de Atendimento Especializado – de 14/08/2018 a 09/09/2018

O processo de atendimento especializado ou específico deve ser efetuado exclusivamente no Sistema ENADE por ação direta dos estudantes. Passos a serem seguidos:

• Acessar o endereço: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index ;
  • Na aba de Informações Pessoais a pergunta: necessita de atendimento especializado? E nas opções indicar a(s) deficiência(s) ou condição(ões) específica(s)

Segue em anexo o Cronograma e a relação dos convocados para o ENADE 2018 do Curso de Ciências Econômicas – UFRPE/Sede.

A lista dos alunos inscritos encontra-se disponível na Coordenação do Curso.

25 de junho a 6 de julho

Verificação de acesso ao Sistema Enade

2 de julho a 12 de agosto

Enquadramento dos Cursos / Inscrições dos Estudantes Ingressantes e Concluintes Habilitados