JavaScript não suportado

 

O DECON amplia o seu Quadro de Titulares, de 4 para 5, com a ascendência da Profª Ana Paula Amazonas à Classe E – Professora Titular

Português, Brasil

O Departamento de Economia – DECON – da Universidade de Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, no dia de hoje, 28/11/2021,  amplia o seu Quadro de Docentes Titulares, de 4 para 5, com a apresentação do memorial descritivo analítico da Professora Ana Paula Amazonas Soares, em sessão que acontecerá às 14:00h, por meio remoto, pela plataforma Google Meet. Com esse evento será a primeira mulher do quadro docente do DECON a ascender à Classe E com denominação de Professora Titular.

A banca examinadora está composta pelos professores titulares José de Lima Albuquerque (Departamento de Administração - UFRPE), Andrea Sales Azevedo Melo (Departamento de Economia - UFPE), Ricardo Chaves Lima (Departamento de Economia - UFPE) e José Ferreira Irmão (DECON - UFRPE), tendo os Professores Guerino Edécio da Silva Filho (UFRPE-DECON) e João Policarpo Rodrigues Lima (UFPE), como membros suplentes.

A Comissão Permanente de Progressão Docente – CPPD = será representada pelo Professor Eduardo Barbuio, tendo a Professora Poema Isis de Souza, Diretora do DECON-UFRPE como Secretária.

O memorial descritivo apresentado pela Professora Ana Paula, cumprindo determinações normativas (Portaria nº 982/2013, Resolução 86/2014, Instrução Normativa nº 01/2014 e Resolução nº 65/2020), registra a trajetória acadêmica da Professora Ana Paula Amazonas Soares, agrupada por atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, além dos destaques que marcaram o seu desenvolvimento pessoal. O início se dá com os agradecimentos e dedicatória aos seus pais (Victorino Machado Soares e Ana Amazonas Soares), bem como à sua família e aos amigos, que chamou irmãos – os Professores Arthur Ribeiro de Senna Filho Senna e Eliane Abreu,  Ana Maria Navaes, todos da UFRPE, além da Professora Elvira Lima -  Universidade do Minho, o que engrandece a todos.

A sua proximidade com a academia tem origem familiar, do lado materno, Dona Ana Amazonas Soares, pertence à família do Primeiro Reitor da UFPE, Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas. Em sua família, conforme citação no memorial, “educação sempre foi compreendida com relevância e o poder da argumentação é essencial. Não se pode afirmar sem que se tenha provas. As argumentações têm que ser bem elaboradas, com lógica, para que não se perca a razão. Dessa forma, aprendemos, desde cedo, a não falar sem saber”.

Nascida em Recife (1965), a Professora Ana Paula Amazonas Soares teve sua Educação Básica no Colégio Nóbrega, entre os anos de 1971 e 1981. Em 1982 iniciou o curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, na UFPE, concluído em 1986. Durante o curso foi monitora das disciplinas Elementos de Economia Matemática I e II e de Econometria. Diplomada em Economia. Atuou profissionalmente na Federação da Indústria de Pernambuco – FIEPE –  e, posteriormente, no Serviço Social da Indústria –  SESI. Paralelamente, convivendo com o Departamento de Economia da UFPE, participou de diversos grupos de pesquisa.

Em 1991, deu continuidade aos seus estudos e à sua formação, ingressando no Mestrado em Economia, da UFPE, concluído em 1994, com defesa de dissertação intitulada “A Eficiência Técnica no Setor Agroindustrial Alimentício em Pernambuco”, sob a orientação do Professor Hermino Ramos de Souza. Neste período, participou do Intercâmbio com a Universität Tübingen.

No ano de 1994, iniciou o Master of Arts in Economics, na University of Nottingham, Nottingham, Inglaterra, concluído em 1996, com a tese intitulada “Barganing and Productivity: The Brazilian State of Pernambuco - a Case of Study”, sob a orientação da Professora Joanna Poyago-Theotoky, e Co-orientação do Professor Peter Wright.

De 2004 a 2009, cursou o Doutorado em Economia, da Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal, tendo defendido a tese “A Relação entre o Capital Social e o Desenvolvimento Local: o Caso das Comunidades Rurais de Baixo Rendimento em Pernambuco, Brasil”, sob a orientação da Professora Anabela Botelho Veloso. 

Na UFRPE, desde 1997, ministra as disciplinas Matemática Financeira e Econometria - 11 cursos, sendo 5 deles nos últimos anos direcionados a Educação a Distância, um requisito para uso da tecnologia nessa modalidade de ensino intensificada durantes a atual pandemia da covid-19.

Como atividades, na graduação, orientou 26 trabalhos de conclusão de curso; participou de 45 bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de curso de graduação; orientou 9 alunos de monitoria e 8 projetos de iniciação científica, estes com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE.  

No ensino de pós-graduação, foi Professora nos cursos de pós-graduação, lato sensu, em nível de Especialização em Comércio Exterior, em Análise de Mercado e em Gestão Ambiental - disciplinas Planejamento Estratégico, Estratégia Organizacional, Teoria da Decisão, Marketing, Economia e Métodos Quantitativos, tendo sido responsável pela orientação e coorientação de 5 monografias. Em nível de mestrado participou de duas bancas examinadoras.

Nas áreas de pesquisa e extensão, publicou 2 artigos em periódicos, 1 livro intitulado Análise de Séries Temporais: aplicações em economia (2020); 6 capítulos de livros; apresentou 23 trabalhos em eventos científicos; produziu 7 apostilas nas áreas de Econometria, Economia Florestal e na de Matemática Financeira; artigo em jornal - Diário de Pernambuco; produziu 7 relatórios técnicos de pesquisa; participou de 30 eventos científicos  e de 30 reuniões versantes sobre gestão acadêmica e sobre eventos nacionais nas áreas de economia e econometria.

Seu Memorial registra a coordenação de 4 projetos de pesquisa, ensino ou extensão e de grupos de ensino ou pesquisa: Economia Florestal: Análise e Prática (2021); Séries Temporais: usos na economia (2020); A Economia da Tecnologia da Informação e Comunicação em Pernambuco (2010 – 2013); Estudo do Desempenho Físico do PCPR II (2004), além da formação e desenvolvimento dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Microeconomia Aplicada – GEMA e Grupo de Pesquisa e Trabalho em Economia Aplicada – PeTEcA – estabelecido pelo CNPq.

São muitas as atividades desenvolvidas pela Professora Ana Paula Amazonas Soares nesses 25 anos de docência, como a participação em Comissões de Ensino Pesquisa e Extensão do Departamento de Letras e Ciências Humanas - DLCH, participações em CCD’s de cursos de graduação da UFRPE e de Comissões designadas pela Administração Superior, pela Direção do DLCH na fase de desmembramento para formação dos Departamento de Administração e de História e a eleição para a Direção do DECON.

Aqui não está destacada toda a vida acadêmica da Professora Ana Paula Amazonas Soares, mas é imprescindível mencionar comendas e premiações recebidas em função desse histórico, como a de Professora Homenageada por 16 turmas concluintes do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas – UFRPE – e outra homenagem como Paraninfa do Mesmo Curso. Além de tudo, recebeu o Poster Award, International Health Economics Association, durante o seu doutoramento - Universidade do Minho.

À Professora Ana Paula Amazonas Soares, o reconhecimento dos que fazem o Departamento de Economia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, dado o seu êxito e a sua dedicação à  Instituição, ao  Curso de Ciências Econômicas e à profissão.de Economista.