cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing PROFESSORA LÚCIA MOUTINHO: UMA HISTÓRIA DE VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO | Departamento de Economia

PROFESSORA LÚCIA MOUTINHO: UMA HISTÓRIA DE VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO

A renovação dos quadros de pessoal nas organizações é uma constante. Nas Universidades não é diferente. Atualmente, no DECON, de um total de 22 professores, 50% fazem parte da renovação e ampliação do quadro de docentes. Entre os que encerraram a carreira na UFRPE-DECON nos últimos anos estão os professores José Ferreira Irmão, Horst Dieter Möller, Kátia Meneses, Leila Amaral e Lúcia Góes Moutinho. Todos prestaram grande colaboração para o fortalecimento do Curso de Economia, que hoje detém conceito 3, mas aproximando-se de 4, segundo avaliação do Ministério da Educação através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), figurando como o melhor do Norte-Nordeste. Os Professores Ferreira Irmão e Lúcia Moutinho, participaram também do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR), vinculado ao DECON.

A Profª Lúcia Moutinho , pernambucana, tem parte da sua história profissional dividida entre a Paraíba e Pernambuco. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1979, onde deu sequência aos estudos enveredando pelo mestrado de Economia, concluído em 1983. Buscando novos ares, cursou o doutorado de Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, concluído em 1995. Anos depois, dedicou-se ao estudo de Arranjos Produtivos Locais (APLs)s, pesquisa desenvolvida no pós-doutoramento pela RedeSist, do Instituto de Economia da UFRJ, entre 2005 e 2006.

Por laços familiares sempre esteve ligada à educação. Foi através da Escola Especializada Binet, coordenada pela Profª Maria José Wanderley Góes, sua mãe, que a Profª Lúcia iniciou suas atividades docentes. Para atender à demanda, a escola foi ampliada para atender outro segmento de ensino, além da educação para alunos especiais, e transformada em Centro de Ensino Integrado (CEI).

Em 1994 foi contratada pela Universidade Federal da Paraíba, onde atuou na graduação e no programa de pós-graduação em economia. Concluída essa jornada, em 2008, prestou concurso para o Departamento de Letras e Ciências Humanas (DLCH), da UFRPE, onde replicou suas experiências na graduação, no curso de Bacharelado em Ciências Econômicas (BCE), e no Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR), atuando como Coordenadora do Programa por um bom período. Nesse novo ciclo, encerrado agora em 2018, chegou à professora associada IV.

Essa experiência está retratada na investigação científica como Pesquisadora Associada da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (REDESIST) e em grupos de pesquisa. Na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (TCC), monografias, dissertações e teses, sua produção ultrapassou os 100 títulos. A esse acervo, somam-se, ainda, artigos científicos publicados em periódicos, individual e em co-autoria, livros, capítulo de livros e trabalhos apresentados em eventos científicos, sempre com ênfase em Economia Industrial, regional e políticas públicas, chegando a outros 100 títulos. Para finalizar, destaca-se a participação em bancas de seleção para os programas de pós-graduação em que atuou na UFPB e UFRPE.

Além desse perfil voltado para a docência e para a pesquisa, priorizando sempre o desenvolvimento dos alunos, a Profª Lúcia Moutinho cuidou do PADR como se fosse a antiga escola familiar, com carinho. Tratou da humanização do ambiente, ornando-o com mobiliário colorido, trazidos da antiga escola familiar, ao lado do mobiliário tradicional usado na Universidade. Novos ambientes foram criados, como a sala de estudos, sala de convivência e a copa, identificação visual do PADR e sinalização. Garantiu, também, a inserção do Programa na modernidade, adotando a comunicação eletrônica através do site do Programa.

Nessa trajetória, fez amigos. Aqui na UFRPE, um grupo de professores (Tales Vital, Luiz Kehrle e Almir Menelau), um trio, acompanhou Lúcia Moutinho desde a pós-graduação na UFPE, o que foi retratado por Tales Vital, como exposto a seguir, com a certeza de que esse sentimento tem a aquiescência da tríade:

“ Minha amiga Lúcia Góes Moutinho deixa o DECON. Está agora aposentada. Ana Navaes me pediu para escrever algumas linhas sobre ela, por mais que eu possa escrever ainda faltarão linhas... Resolvi então fazer uma síntese para expressar minha amizade com Lúcia. Ela nos traz confiança, zelo, segurança e alegria. Sua capacidade empreendedora é impressionante, é eficiente e desprendida. A conheci em 1985, quando iniciava o doutorado de economia na UFPE, ela era minha colega de turma. De colega passou a ser amiga. Amizade que todo dia fica maior. Na UFRPE foi coordenadora do PADR, e o PADR logo virou a Casa da Barbie de tão arrumado e organizado que ficou. Lúcia, vamos sentir sua falta como companheira no dia-a-dia de trabalho no DECON, mas estaremos sempre juntos e agradecido por ter conhecido você.”