Fazer uma retrospectiva do ano de 2017 não é uma missão tão fácil na atual conjuntura. Para o DECON, no entanto, o ano foi um marco para a consolidação da nova estrutura imposta pelo desmembramento do antigo Departamento de Letras e Ciências Humanas (DLCH) em cinco novos departamentos (Educação Física, História, Ciências Sociais, Administração, Letras e Economia).
Começando pela composição do grupo docente, cinco novas contratações foram concretizadas, três em função das vagas surgidas pelo processo de aposentadoria do Prof. José Ferreira Irmão e das Profªs Leila Amaral e Kátia Meneses, e duas outras vagas originadas pela criação do Departamento, o que representa um total de 22 docentes.
Nesse contexto, foi desencadeado o processo de eleição para a diretoria em substituição à gestão pró-tempore do Prof. Leonardo Ferraz, que, recém contratado à época, aceitou o desafio de assumir a direção para aguardar a realização de novas eleições e fazer a transição. O que foi feito com todo mérito e profissionalismo.
As Profªs Poema Ísis Andrade e Gisléia Benini formaram chapa única e foram eleitas com o apoio da quase totalidade dos servidores docentes e técnico-administrativos. Essa renovação impôs novos ares, criando um ambiente que pode ser rotulado como de Humanização do DECON. Alguns traços aparentes demonstram esse novo perfil de gestão, como a restauração de áreas verdes, sinalização dos ambientes, integração das equipes, um exemplo foi a confraternização de natal, entre outras.
Pela natureza de Departamento Acadêmico, as ações do DECON estão centradas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com o funcionamento das respectivas comissões departamentais. Além disso, outros comissões atuam no nível de assessoramento à direção, como a de planejamento, e têm caráter permanente ou temporário.
Na área de ensino, sustentada pelos cursos de graduação e de pós-graduação, o Bacharelado em Ciências Econômicas e o Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural, respectivamente, embora estejam vinculados a Pró-Reitorias específicas, estão concentradas as ações de maior visibilidade, e promovem efetivamente a interface com a sociedade.
Para a graduação, em uma análise retrospectiva, deve-se registrar o empenho da coordenação do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas no biênio 2015-2017, gestão das Profªs Eliane Abreu e Sónia Oliveira, e a perspectiva de continuidade das ações para o biênio 2017-2019, sob a coordenação das Profªs Isabel Oliveira e Eliane Abreu, eleitas em consulta à comunidade realizada no primeiro trimestre deste ano, com os seguintes destaques:
- Mudança de conceito no ENADE, de 2 para 3, e confirmação do conceito em 2017, o que, em termos relativo, foi o melhor resultado no Estado de Pernambuco e o segundo melhor resultado na Região Nordeste;
- Desempenho do Núcleo Docente Estruturante (NDE), cujos resultados se traduzem na Implementação da defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), uma inovação, e na reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que contempla a revisão do ementário e das referências bibliográficas, com ajustes de conteúdos, visando priorizar conhecimentos necessários à formação dos alunos, atendendo, também, a inserção de conteúdos exigidos pelo modelo atual de Projeto Pedagógico adotado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG). A etapa final, prevista para o próximo ano, será a aprovação da proposta pelo Pleno e pelo CCD do Curso;
- Fortalecimento da parceria com o DA do Curso de Ciências Econômicas na organização do Encontro Regional de Estudantes de Economia – ERECO 2017, envolvendo o DA da UFPE; da Semana do Economista (SEMECO) e da Feira de Profissões. Além disso o DA participou efetivamente da acolhida aos calouros do Curso de Ciências Econômicas da UFRPE.
- Outro aspecto relevante foi a aprovação de egressos do Curso de Economia da UFRPE para diversos programas de pós-graduação em Economia e áreas afins, como o Programa de Administração e Desenvolvimento Rural (PADR); o mestrado e doutorado de Economia do PIMES-UFPE e da UFPB; a Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria; Mestrado em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da UFMG; e para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON) do Campus Agreste da UFPE.
Na área de Pesquisa, as ações, em sua maioria, limitaram-se à continuidade dos projetos aprovados em anos anteriores, com apresentação de relatórios e produção de artigos para participação em eventos técnico-científicos, assim como à formulação de propostas para captação de recursos.
Um dos projetos concluídos no período, fruto da parceria interinstitucional, UFPE-UFRPE, permitiu o desenvolvimento de pesquisa para avaliação da qualidade de vida e da gestão pública da Ilha de Fernando de Noronha. Coordenaram o estudo as Professoras Andréa Melo (DECON-UFPE) e Poema Isis (DECON-UFRPE). A pesquisa de campo foi realizada este ano, e teve a participação de nove estudantes universitários, que atuaram como pesquisadores voluntários. O universo pesquisado envolveu 395 pessoas, de 14 bairros do Distrito Estadual. Os dados obtidos, processados e analisados, abordaram questões sobre educação, saúde e segurança pública, e definiu, em linhas gerais, o perfil da gestão pública na Ilha de Fernando Noronha.
Os projetos desenvolvidos no período e outros com resultados disponíveis em bancos de dados foram usados como base para a produção acadêmica. Assim, 14 trabalhos foram produzidos para a reunião anual da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER), sendo 4 apresentados no Congresso Nacional e 10 no Congresso Regional, tendo como autores: André Melo, Almir Menelau e Tales Vital, em co-autoria com alunos do PADR, e Ana Paula Amazonas, Ana Navaes e Eliane Abreu, em co-autoria com pesquisadores do Departamento de Administração.
Outro fórum de discussão que o DECON esteve representado foi o XXXI Congreso ALAS, promovido pela Associação Latino-americana de Sociologia, que aconteceu em Montevideo, Uruguay, de 3 a 8 de dezembro, tendo como tema central Las encrucijadas abiertas de América Latina: La sociologia em tiempos de cambio. O trabalho apresentado, no Grupo Trabajo y Restructuración Productiva, tem como título “Mercado de bens agroecológicos e feiras da agricultura familiar”, é resultado do projeto de pesquisa “Canais de distribuição e comercialização das redes produtivas do território da cidadania da Mata Sul/Pernambuco: o papel das feiras da agricultura familiar” desenvolvido com apoio financeiro da FACEPE.
Outro evento que teve a participação de representantes do DECON, foi o VI Encontro Pernambucano de Economia de Pernambuco. Participaram do encontro Poema Isis Andrade e Gisléia Benini, Diretora do Departamento e Vice, Diego Firmino e Sonia Oliveira.
Encerrando a produção acadêmica, nos últimos dias do ano registrou-se o lançamento do livro sobre Incentivos à Diversificação da Matriz Energética Brasileira: Efeitos sobre o Preço e o Volume no Mercado de Energia Elétrica de autoria da Profª Chiara Araújo. O livro resultou da pesquisa desenvolvida pela autora para a sua tese de doutorado, defendida em 2011, pelo PIMES-UFPE. Aborda simulações para diversificação da matriz energética brasileira. Para tanto, foi analisado como o mecanismo de certificação verde afetou o Sistema Elétrico Brasileiro, quando aumentada a fração (α), que corresponde ao valor do compromisso em produzir energia elétrica oriunda de fonte biomassa (verde).
Para a área de extensão, o quadro observado assemelhou-se ao da pesquisa. As ações foram concentradas na realização de cursos, produção de relatórios, formulação de propostas e articulação para formalização de parcerias.
Um projeto concluído e que mostrou seus resultados seus primeiros resultados foi o Programa de Conhecimento em Economia, coordenado pela Profª Sonia Oliveira. Teve como objetivo a preparação dos alunos para a participação no ENADE através de cursos de curta duração a título de horas complementares. O principal resultado está representado pela mudança de conceito do curso, de 2 para 3, já destacada nos resultados citados para a área de Ensino. A proposta para replicação da experiência encontra-se em fase de análise.
Outro projeto, que envolveu a equipe do próprio Departamento, tratou da realização do curso sobre economia espacial, coordenado pela Profª Poema Ísis Andrade. Para essa ação houve a parceria institucional com outras universidades.
Finalmente, um projeto cujos resultados devem beneficiar alunos e servidores da UFRPE, trata da educação financeira, coordenado pelo Prof. William Sabbag. As ações ainda estão na fase de revisão de literatura para produção do material didático a ser usado nas oficinas de capacitação.
No que se refere a formação de parcerias, as articulações desenvolvidas no período devem resultar no Convênio entre a UFRPE, e a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (SARA-PE) para viabilizar a formação de infraestrutura e o desenvolvimento de projetos produtivos no Projeto de Assentamento Fazenda 21, recém criado, que fica localizado no município de Jaboatão. Para tanto, a parceria tem como um dos protagonistas a organização Via do Trabalho, uma cooperativa de apoio para a agricultura familiar.
Essa é uma breve retrospectiva das ações do DECON em 2017.
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